Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Protomate

O projeto PROTOMATE "Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final", que teve inicio a 1 de Fevereiro 2013 e que terminará a 31 de março 2015, surgiu para dar resposta a um problema da produção - Tuta absoluta (traça do tomateiro) - que em 2011 causou perdas elevadíssimas nas searas de tomate, com situações de perda total.

O PROTOMATE teve como objetivo desenvolver um sistema de apoio à decisão com base no acompanhamento técnico dos inimigos da cultura e nos mapas de risco de ocorrência, nas principais regiões produtoras, contribuindo para o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos e consequentemente para uma maior eco-eficiência, conservação da biodiversidade e garantia de qualidade e segurança alimentar do produto final.

As entidades diretamente envolvidas no PROTOMATE, foram a AGROMAIS(entidade gestora da parceria), o COTHN, o ISA, a ESAS/IP, a Univ. Évora e a FNOP.

Trata-se de um projeto estruturante para a fileira e cujos resultados divulgaremos em breve junto de todos os nossos produtores.

 
 


     

Voltar

tomate

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO