Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Emparcelamento rural de Azinhaga, Golegã e Riachos

O Conselho de Ministros na passada quinta-feira, dia 24 de Setembro, aprovou o Projecto de Emparcelamento Rural das freguesias de Azinhaga, Golegã e Riachos, promovido pela AGROTEJO – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo.

Este Projecto prevê a execução da rede de caminhos agrícolas e da rede de enxugo e drenagem, a limpeza do rio Almonda, a sistematização de terrenos, a remodelação da rede de furos de captação de água para rega, a reorganização da rede de distribuição de energia elétrica, a valorização e integração paisagística, a demarcação e titulação de novos lotes, indemnizações e monitorização ambiental, tendo um encargo estimado em cerca de 9,58 milhões de euros.

A execução deste projecto originará uma reestruturação das explorações agrícolas no perímetro de intervenção, reconfigurando um elevado número de parcelas, aumentando a sua dimensão e optimizando a sua configuração, traduzindo-se numa maior eficácia e aumento de competitividade das explorações inseridas numa das regiões mais férteis do país.

O projecto prevê a remodelação da rede de furos de captação de água para rega, assim como a reorganização da rede de distribuição de energia elétrica, o que permitirá baixar os custos de exploração, já que os agricultores ficam com parcelas maiores e em menor número.

O Projeto de Emparcelamento Rural das freguesias de Azinhaga, Golegã e Riachos, que envolve uma área de cerca de 6.000 ha foi concluído pela AGROTEJO – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo em 2006, após 6 anos de trabalho de levantamento e depois da obtenção do acordo dos agricultores envolvidos.

Após um período de 7 anos em que o projecto não foi prioritário na programação da politica agrícola nacional, por desinteresse de um ministro que pouca saudade deixou no sector, a actual Ministra da Agricultura decidiu dar-lhe continuidade, criando condições para a sua execução.

De salientar que o projeto em causa possui declaração de impacto ambiental favorável, está especificamente referenciado no PDR 2020 como projeto prioritário, tendo já sido orçamentado nos planos estratégicos das duas CIM (Comunidades Intermunicipais) que superintendem os territórios alvo do emparcelamento.

António José G. Carvalho - Presidente AGROTEJO


     

Voltar

Agrotejo_1

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO