Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Batata Indústria

Das três variedades contratadas com a indústria, a Lady Rosetta é a mais precoce, tendo obtido nesta campanha produções altas em todos os produtores, com uma média final de 53,8 ton/ha.

Estas produções levaram-nos a prever boas produções nas outras variedades, a Hermes e Brooke, situação que não se concretizou, onde as médias finais foram mais abaixo do esperado.

Nesta campanha programou-se a antecipação da armazenagem em cerca de 15 dias (início de Agosto), altura em que o nível de defeitos é mais baixo trazendo melhor qualidade final, assim como longevidade do produto. Continuamos a ter como única variedade para armazenagem a Hermes.

Houve também, uma programação criteriosa do plano de sementeira, com o objectivo de concentrar um volume elevado para o período de armazenagem, de modo a aumentarmos o nosso poder de escolha na batata a armazenar.

Com o objectivo de promover a qualidade do produto, a sua durabilidade e confiança dos nossos clientes, foi adquirido um novo chiller para as câmaras de armazenamento e stock-shock´s para os reboques dos produtores.

O primeiro tem como função um aumento na capacidade de arrefecimento das câmaras, de forma mais eficaz e num curto espaço de tempo, permitindo assim, que a batata esteja menos sujeita a stress nas câmaras.

Os stock-shock´s instalados nos reboques dos produtores, que entregam batata para armazenagem, permite a redução a níveis mínimos das pancadas, defeito bastante frequente e prejudicial na qualidade final.

Rita Caixinha (rita.caixinha@agromais.pt)
Departamento Técnico





     

Voltar

Batata Indústria_1
Batata Indústria

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO