Investigação e Desenvolvimento
O papel decisivo da investigação e desenvolvimento (I&D), nos desafios que se colocam ao setor!
Os desafios que se colocam ao sector são motivados essencialmente pela crescente exigência dos clientes, pela constante necessidade de produzir mais e melhor e também pela necessidade de diversificação.
Devemos encarar os desafios como oportunidades!
Oportunidades como novas culturas, ou mesmo, dentro das existentes, de segmentos diferenciados, como é o caso do milho para pipocas ou da cebola doce, entre outras. Dada a grande especificidade destes produtos, o seu conhecimento implica testar variedades e técnicas de produção, por vezes muito diferentes do que se considera mais correcto por ser prática usual.
A introdução de novas culturas, como aconteceu recentemente com o alho e está a acontecer com o tremoço, batata-doce e abóbora, embora sendo culturas tradicionais já conhecidas, é necessário o estudo de novas variedades e técnicas culturais adaptadas à nossa realidade, não só pelas diferentes condições edafo-climáticas, como pelo sistema de agricultura que se pratica, tendo sempre em conta a rentabilidade dos produtores e os parâmetros de qualidade que nos são exigidos.
Esta exigência na qualidade é transversal a todas as culturas, mesmo naquelas em que há mais conhecimento, pelo que, a procura de novas soluções e métodos culturais que nos permitam alcança-la, implica contínua experimentação.
Sendo um sector em constante mutação há a necessidade de nos adaptarmos, de não nos contentarmos com o que já fazemos, procurando sempre uma melhor solução, uma melhor prática, tendo sempre em conta a relação custo-benefício.
Pretendemos indicar o melhor caminho e novas soluções aos nossos produtores por isso.....experimentamos! ...... analisamos!........e divulgamos!
Susete Matos (susete.matos@agromais.pt)
Departamento de Ensaios
Newsletter Agromais | Trimestral | 4ºEdição.2015