Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Comemoram-se 25 anos da Revista Agrotejo!

A revista Agrotejo surgiu da necessidade de informar o mundo rural, numa época em que escasseavam as edições escritas sobre as temáticas e políticas agrícolas, afirmando-se desde logo como uma publicação de referência.

A informação atempada, envolvendo a participação de diversos protagonistas em diferentes momentos da nossa história recente, disponibilizando informação e esclarecendo associados, parceiros económicos e institucionais, de uma forma clara, isenta e objectiva, criou uma relação de confiança com os leitores.

Esta confiança, associada a uma imagem de credibilidade e competência, permitiu à Agrotejo desenvolver projectos estruturantes na região, catalisadores do desenvolvimento da actividade agrícola.

O projecto de emparcelamento da Azinhaga, Golegã e Riachos é um exemplo claro dessa relação que se estabeleceu entre os agricultores e a sua associação.

O Projeto de Emparcelamento Rural das freguesias de Azinhaga, Golegã e Riachos, que envolve uma área de cerca de 6.000 ha foi concluído pela AGROTEJO – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo em 2006, após 6 anos de trabalho de levantamento e depois da obtenção do acordo dos agricultores envolvidos.

Após um período de 7 anos em que o projecto não foi prioritário na programação da politica agrícola nacional, por desinteresse de um ministro que não deixou saudade, a anterior Ministra da Agricultura, Dr. Assunção Cristas decidiu dar-lhe continuidade, criando condições para a sua execução.

Este projecto originará uma reestruturação das explorações agrícolas no perímetro de intervenção, reconfigurando um elevado número de parcelas, aumentando a sua dimensão e optimizando a sua configuração, traduzindo-se numa maior eficácia e aumento de competitividade das explorações inseridas numa das regiões mais férteis do país.

O projecto prevê a remodelação da rede de furos de captação de água para rega, assim como a reorganização da rede de distribuição de energia elétrica, o que permitirá baixar os custos de exploração, já que os agricultores ficam com parcelas maiores e em menor número.

Aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 24 de Setembro e com um encargo estimado em cerca de 9,6 M€, prevê-se que a candidatura ao financiamento da obra seja apresentada até final do presente ano.

A execução do projecto levará em conta a situação actual das explorações agrícolas, procurando sempre minimizar o impacto da obra na estrutura produtiva da região. Mais uma vez, a comunicação e o diálogo entre a Agrotejo (entidade promotora do projecto) e os proprietários e agricultores serão decisivos para o sucesso da iniciativa.

António Godinho de Carvalho
Presidente da Agrotejo

Newsletter | Trimestral | 4º Edição de 2015


     

Voltar

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO