Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Cebola

Já se finalizaram as colheitas com uma produção total recepcionada acima das 11.000 toneladas brutas. A concentração da colheita nalguns campos, provocou que a colheita tivesse que se iniciar para big bags mais cedo do que o previsto e, pelo primeiro ano, a imposição de quotas à colheita nalgumas semanas.

A quantidade total recepcionada reflecte não só o aumento de área mas também uma produção média de 60 ton/ha, a produção mais alta de sempre na Agromais. Ao nível de qualidade, a média geral é boa, não obstante alguns campos com menor qualidade essencialmente devido à pressão verificada das tripes.

A expectativa de mercado é melhor do que a da campanha passada devido à menor quantidade de cebola em Espanha, maioritariamente nos calibres grandes. Dado se tratar de cebola de conservação e dada a quantidade, aguarda-nos uma campanha de comercialização bastante longa, até Março do próximo ano. A exportação assumirá, mais uma vez, um papel crucial no preço médio final.

Para além da comercialização, factor mais importante à data, importa não perder o Norte e começar desde já a delinear a próxima campanha.

Bruno Estêvão (bruno.estevao@agromais.pt) e Bruno Moura (bruno.moura@agromais.pt)

Coordenador Técnico Hortoindustriais e Departamento Técnico

Newsletter Agromais | Trimestral | 4ºEdição.2015


     

Voltar

Cebola

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO