Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

UNESCO aprova adaptação da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo e mantem a sua integração na Rede Mundial do Programa MaB



A UNESCO, através do Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB, reunido no dia 19 de Março em Lima, no Perú, decidiu favoravelmente as adaptações propostas pelo órgão de gestão da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.


Foi considerado que "o plano de gestão, o zonamento e a participação dos agentes locais, se enquadram nas recomendações anteriormente solicitadas, pelo que se conclui que a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo se enquadra nos critérios da regulamentação estatutária da rede mundial do Programa MaB".


Esta decisão reconhece, além do elevado potencial de conservação do Paul do Boquilobo, a singularidade e sustentabilidade de uma vasta área rural que inclui também a agricultura, outras atividades económicas e aglomerados populacionais.


Com esta decisão é também reconhecido um modelo de gestão inovador que inclui entidades públicas e privadas, suportado por um conselho consultivo composto por vários representantes da comunidade local, ensino, investigação, autarquias, atividades económicas, associações de desenvolvimento local e empresas.


As adaptações aceites incluem ainda um acréscimo significativo da área total da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo assim como um novo zonamento.


"O órgão de gestão sublinha a importância do envolvimento e contributo de todos os parceiros nesta nova estratégia de desenvolvimento da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.

Considera que esta é uma oportunidade para favorecer a conservação da paisagem, dos ecossistemas e das espécies, fomentando o equilíbrio entre a natureza e o desenvolvimento social, cultural, e económico, promovendo o desenvolvimento sustentável.


Acredita que esta confirmação do estatuto para a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo vai permitir incorporar num território que compreende as Freguesias de Riachos, Golegã, Azinhaga, Pombalinho e Brogueira, as mais-valias da chancela da UNESCO.


Por fim, agradece a todos os parceiros e amigos que de forma direta ou indireta, colaboram nesta nova estratégia de desenvolvimento, que muito contribui para o seu sucesso".

http://www.pauldoboquilobo.pt/



     

Voltar

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO