Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Restolho na Agroglobal



Há cerca de 4 anos, na procura de uma solução para reduzir o desperdício alimentar, juntámo-nos à Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e à Entrajuda, e demos corpo ao projeto RESTOLHO, com o lema- " uma segunda colheita para que nada se perca!"

Efetuadas por voluntários (empresas, escolas, ou simplesmente grupos que se inscrevam para o efeito), as ações RESTOLHO consistem na colheita de produtos sem valorização comercial e que depois são encaminhados para os Bancos Alimentares da nossa área de influência (sobretudo: Abrantes, Santarém e Beja). Estes produtos sem valorização comercial, por exemplo as batatas e cebolas (e outros produtos) de calibres pequenos ou com pequenos defeitos, são deixados no campo porque os preços de mercado são tão baixos que não compensam, infelizmente, o custo da apanha. Desta forma, é possível encontrar um aproveitamento desta produção e reduzir o desperdício alimentar.

Só em 2015, colhemos cerca de 16 toneladas de produtos hortícolas (abóbora, batata, tomate, courgette, cebola e pimento) e envolvemos cerca de 700 voluntários!

Sendo a AGROGLOBAL, o maior evento profissional do sector agrícola de Portugal, e existindo campos que são produzidos a título experimental, desafiámos a organização para promover uma ação RESTOLHO.

Assim, no dia 9 de Setembro todos os caminhos vão dar à AGROGLOBAL, para uma colheita solidária a favor do Banco Alimentar de Santarém. Junte-se a nós!


     

Voltar

Logo_Agroglobal
caloiros_católica_1
caloiros_católica_2
KPMG

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO