Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

MaisMilho Tour 2016

No dia 26 de julho teve lugar na zona da Golegã o MaisMilho Tour 2016, que juntou técnicos e agricultores numa visita aos ensaios de milho para observarem os sintomas da cefalosporiose, doença do milho que provoca grandes perdas de produtividade e que preocupa os produtores pela falta de uma solução efetiva para o problema.

A AGROMAIS e a ANPROMIS, em parceria com Manuela Varela, coordenadora do projeto, têm desenvolvido todos os esforços para dar a conhecer a doença e sensibilizar os agricultores para a utilização de variedades tolerantes, de modo a minimizar os prejuízos devidos a este fungo do solo.

O MaisMilho Tour 2016 tem como objetivo divulgar o trabalho realizado nos ensaios, no que concerne à identificação da doença, ao conhecimentos das variedades tolerantes que se encontram disponíveis no mercado e a outros meios de luta que possam complementar a variável genética.

Este ano antecipámos a visita, de modo a dar um destaque especial à divulgação da doença numa fase inicial dos sintomas, o que pode ser confundido com um desequilíbrio fisiológico, com regas deficientes, solos mais fracos, falta de nutrientes ou ainda outros fatores. Estes primeiros sintomas no milho não nos dão a certeza da existência da doença no solo, tendo em conta as razões anteriormente mencionadas, mas contribuem em conjunto com os sintomas finais da cultura para o diagnóstico da cefalosporiose.

Para os produtores de milho é muito importante saber quais as parcelas que se encontram contaminadas pelo fungo, de modo a que possam tomar as medidas adequadas e evitar quebras muito avultadas das produções.


     

Voltar

Maismilho_foto 3
Maismilho_foto_2
Mais Milho_foto

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO