Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Produtora e Associada da Agromais fala sobre o novo investimento na Nogueira

Qual a área de nogueiral que prevê ter daqui a 5 anos?

Já em Janeiro vamos plantar cerca de 4 ha e prevê-se plantar mais 18 durante os dois anos seguintes.

O que a fez optar por este investimento?

O milho tem sido a principal cultura da nossa exploração nos últimos anos mas, devido à queda dos preços, actualmente o seu retorno é praticamente nulo. Por esta razão já há uns anos que andamos à procura de uma nova cultura. As nogueiras são um negócio economicamente muito interessante, apesar de obrigarem a um esforço financeiro importante nos primeiros anos.

O apoio que a AGROMAIS lhe vai prestar ao nível técnico e comercial foi decisivo para a sua decisão?

O apoio já começou ao trazer cá um consultor, ao preparar os valores do investimento e a conta de cultura. O acompanhamento continua agora na ligação com o consultor, na recolha de amostras de terra, escolha das árvores, pedidos de orçamentos para os diversos investimentos, etc. O acompanhamento que se seguirá a nível técnico também é para mim indispensável, especialmente por se tratar de uma cultura nova.

O apoio que a Agromais dá a nível comercial permite que o agricultor se preocupe apenas com o cuidado da sua cultura e esteja descansado sabendo que há alguém à procura de clientes e a discutir os melhores preços para as nossas produções. Começar uma nova cultura na região traz muitas vantagens se for em conjunto com outros agricultores. Havendo um mercado que o justifique, haverá com certeza prestadores de serviços que investirão em maquinaria, acções de formação sobre a nova cultura, negociação de factores de produção a preços mais competitivos, entre outros.

Que conselho deixa a outros produtores que pensem em investir em frutos de casca rija na região?

Estamos numa zona muito especializada em milho mas os tempos mudam. Sabemos fazer milho porque em determinada altura tivemos que aprender. Agora, ao preço a que está o milho, é muito difícil tirar proveitos do mesmo e, já que teremos que introduzir e aprender a fazer uma nova cultura, que seja uma com grande retorno!

Temos as vantagens de estar na zona climática do mundo onde as nogueiras se dão melhor e de ter a Agromais que nos apoia.

3º Edição da Newsletter Agromais



     

Voltar

Francisca Ramos

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO