Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Produção nacional de milho cresce

Os dados recolhidos pela ANPROMIS, junto das Organizações de Produtores que constituem o seu Conselho Geral - as quais, recordamos, concentram cerca de 75% da produção nacional de milho grão – apontam para que a campanha de comercialização que agora se inicia, seja a mais produtiva de sempre, contribuindo de forma significativa para o tão necessário aumento do nosso auto-abastecimento em cereais.

Comparando as previsões para 2013, face a 2010, constatamos que no espaço de 4 campanhas a produção de milho comercializada pelos membros do Conselho Geral da ANPROMIS, aumenta cerca de 50%.

Analisando com maior pormenor os dados recolhidos, conclui-se que o maior aumento se verificou nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo em consequência, por um lado, da recuperação de áreas anteriormente semeadas com esta cultura e por outro, pelo surgimento de novas zonas de regadio, entre as quais Alqueva, onde esta cultura aumentou desde a última campanha agrícola cerca de 70%, passando de 3.558ha para os actuais 5.925ha.

Segundo Luís Vasconcellos e Souza, Presidente da ANPROMIS, "as ultimas campanhas foram sem dúvida positivas para quem apostou nesta cultura. Os resultados obtidos em 2011 e 2012, constituíram uma clara prova do interesse determinante que a cultura do milho tem para os agricultores portugueses e para a economia nacional. No entanto, há que não esquecer que nem sempre os mercados respondem às legítimas expectativas dos produtores».


Ver mais...


     

Voltar

ANPROMIS

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO