Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Milho Pipoca – uma inovação para o mercado

A Agromais é a organização de produtores que mais milho comercializa em Portugal: em 2013 comercializou cerca de 120 mil ton, sendo destinado maioritariamente para a alimentação animal.

A ZON Lusomundo Cinemas, que consome bastante milho para pipocas, importa todo o milho ao mercado externo por falta de oferta nacional. Quiseram mudar este paradigma e sinalizar que querem dar prioridade à produção nacional, estando assim mais próximos do fornecedor, racionalizando custos e contribuindo para a redução da pegada de carbono da sua operação.

O desafio foi-nos colocado e a Agromais, dando corpo ao grande espirito de inovação da organização associado a uma estratégia de diversificação da produção e de mercados, juntou parceiros e criou-se uma equipa para, de forma muito pragmática, aprender a produzir este novo produto, orientando-o para o mercado.

A Agromais (www.agromais.pt), enquanto organização de produtores com uma estrutura de secagem e armazenamento de cereais, com uma equipa técnica qualificada e com elevado know-how na produção de milho, assume o papel de líder de projeto.

A Agrotejo (www.agrotejo.pt) contribui com a caracterização dos locais, de toda a monitorização de parâmetros técnicos e, assume uma importante componente de divulgação dos resultados, quer a nível regional (Norte do Alentejo) quer a nível nacional.

Foi importante juntar à parceria uma estrutura com experiência na transformação de ideias em produto – a Consulai (www.consulai.com) – e a componente de avaliação físico-química e morfológica dos grãos e a sua adequação às exigências dos consumidores - a Prosense (www.prosense.com.pt/).

Com uma oportunidade identificada e uma equipa de excelência, identificaram-se as necessidades e avançaram-se com ensaios de produção de milho pipoca, para que possamos perceber produtividades, problemas fitossanitários, adaptação de variedades, melhores práticas agrícolas, entre outras. Obviamente, que sem termos produtores que acreditam em nós e estão dispostos a arriscar, estes projetos nunca se concretizariam.

Estamos a meio do percurso, mas os resultados demonstram que estamos no bom caminho. Sem a parceria criada, e sem os nossos produtores, era difícil ter feito tanta coisa em tão pouco tempo. Mas quem nos conhece sabe que a AGROMAIS é isto mesmo!

Susana Covão
Coordenadora Técnica de Cereais





     

Voltar

SUSANA COVÃO

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO