Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Agromais, CRL

Evolução

No seu primeiro ano de atividade, a AGROMAIS procedeu ao aluguer de instalações, sendo que a capacidade instalada de secagem, bem como a de armazenagem de cereais, foram aumentando progressivamente, atingindo hoje uma capacidade total de secagem de cerca de 2.300 toneladas / dia e uma capacidade total de armazenagem da ordem das 40.500 toneladas, sendo o maior operador nacional no sector.

Ao longo dos anos, os investimentos mais relevantes da AGROMAIS foram:

A AGROMAIS – ENTREPOSTO COMERCIAL AGRÍCOLA, C.R.L. nasce em 1987, em Riachos – Torres Novas, fruto de uma conjugação de interesses dos produtores agrícolas do norte do vale do Tejo. Vivia-se, então, um período de liberalização do mercado de cereais em Portugal e havia que criar estruturas de secagem e armazenagem de cereais e concentrar e profissionalizar a sua comercialização.

Cedo os negócios se expandiram e se diversificaram, através da introdução na região de novas culturas, nas áreas hortícola e horto-industrial. A adesão massiva dos empresários agrícolas à estratégia adotada, bem como a sua capacidade de evolução técnica, permitiram-lhes dotar as suas explorações com as tecnologias necessárias às exigências das culturas introduzidas.

A AGROMAIS foi constituída com um capital social inicial de 12.470 euros, detido por cerca de 400 associados. Atualmente, é constituída por cerca de 1.200 associados, com um capital social superior a 1.200.000 euros e um total de mais de 6.000.000 euros de capitais próprios. 

Somos, hoje, a maior organização nacional de agricultores no sector da comercialização de cereais e outros produtos agrícolas, com um volume de negócios anual consolidado na ordem de 45 milhões de euros e com uma área potencial de produção que estimamos em cerca de 10.000 hectares nas explorações agrícolas associadas.

No futuro próximo, mais do que um crescimento orgânico, que terá, necessariamente, que existir, o sucesso da AGROMAIS passará, fundamentalmente, pela "exportação" do seu modelo organizacional para regiões, em Portugal ou em países terceiros, cujo potencial, agrícola, de transformação e de mercado, seja suficientemente mobilizador para a empresa.

Para além da estrutura representativa, eleita pelos associados, visto a AGROMAIS ter a forma jurídica de Cooperativa, existe uma estrutura funcional, a qual tem a seu cargo as atividades de organização e de gestão das operações desenvolvidas.

Do ponto de vista funcional, para além da Direção, eleita pelos associados, existe uma estrutura orgânica funcional, tutelada pelo Diretor Geral e constituída por quatro divisões (Logística / Operacional, Assistência Técnica, Comercial e Administrativa / Financeira), das quais dependem os diversos departamentos encarregues da execução das tarefas relacionadas com o desenvolvimento das atividades de apoio técnico à produção, operacionais, comerciais, administrativas e de gestão.

Instalações

  • 1988: Aquisição de instalações de secagem e armazenagem de cereais e construção da sede social da cooperativa, na Zona Industrial de Riachos
  • 1989: Aquisição de instalações de secagem e armazenagem de milho, em Azinhaga
  • 1990: Aquisição de instalações de secagem e armazenagem de milho, em Chamusca
  • 1992: Ampliação das instalações de secagem e armazenagem de milho, em Riachos
  • 1995: Aquisição de um entreposto hortofrutícola em Pinheiro Grande – Chamusca, com realização de obras de remodelação e beneficiação
  • 1999: Constituição da sociedade AGROMAIS PLUS, S.A. e aquisição das respetivas instalações de armazenagem e comercialização de fatores de produção, em Golegã
  • 2004: Remodelação e ampliação das instalações de armazenagem em Pinheiro Grande e aquisição de equipamentos de receção, preparação, calibragem e embalamento de produtos hortícolas
  • 2009: Aquisição de linha de embalamento de produtos hortícolas destinados à grande distribuição
  • 2010: Ampliação das instalações de secagem e armazenagem de milho, em Azinhaga
  • 2011: Ampliação das instalações de armazenagem de milho, em Alpiarça
  • 2012: Ampliação das instalações de armazenagem de cebola em Pinheiro Grande


     

Voltar

AgromaisCRL_03
AgromaisCRL_02
AgromaisCRL
batata_2

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO