Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

A importância dos ensaios na agricultura

A importância dos ensaios na agricultura

Será possível o desenvolvimento agrícola sem inovação?

A resposta a esta pergunta é óbvia para todos: claro que não!

O desenvolvimento agrícola implica muita experimentação, aplicada às diferentes condições, visto serem numerosos os fatores que influenciam a produção agrícola e a sua variabilidade de local para local.

Parafraseando Descartes "As experiências são tanto mais necessárias quanto mais adiantado se está em conhecimentos".

A AGROMAIS sempre reconheceu essa importância, daí apostar em diferentes tipos de ensaios, para deste modo responder à constante necessidade de melhoria/inovação que hoje em dia é exigido aos produtores. É uma tarefa que exige um grande investimento material e humano, que só pode ser assumida por uma organização bem dimensionada e estruturada. No entanto é indispensável a colaboração dos agricultores para tornar possível a realização deste trabalho.

A nossa "aventura" nesta área iniciou-se em 1990 com a realização dos ensaios comparativos de variedades de milho, que ainda hoje se realizam. Simultaneamente, durante quase 20 anos, foi a AGROMAIS que assegurou a realização dos ensaios de milho para o Catálogo Nacional de Variedades.

Com a introdução de novas culturas e a constante modernização das culturas mais tradicionais, cresceu a necessidade de aumentar e diversificar a experimentação. Além dos ensaios de variedades, que continuam a ter uma grande importância, pois as opções a nível de variedades são cada vez maiores, é cada vez mais necessário ensaiar produtos e técnicas, indispensáveis à obtenção de boas produções.

Por outro lado, com a intensificação cultural, os problemas fitossanitários aumentam e com eles a necessidade de encontrar soluções viáveis.

Para além dos seus ensaios "internos", a AGROMAIS tem promovido parcerias com organismos de investigação, nacionais e estrangeiros, empresas e entidades especializadas para a realização de estudos mais abrangentes, como o levantamento florístico das infestantes do milho, a prospeção de pragas e doenças, entre outras.

Procuramos melhorar sempre. Não nos damos por satisfeitos com o conhecimento já adquirido, por isso, experimentamos cada vez mais e decidimos criar um departamento interno apenas dedicado à experimentação.

Não sabia? Experimente conhecer-nos.

Susete Matos
Departamento Técnico da Agromais



     

Voltar

Susete Matos

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO