Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

Cebola

No âmbito da produção da cebola consideramos duas épocas: 

Cebola de Outono/Inverno ou de dias curtos, semeada ou plantada entre Setembro e Novembro e colhida entre Março e Junho. Esta cebola não apresenta grande capacidade de conservação, pelo que, a sua comercialização é realizada sem considerar conservação em câmara. Excecionalmente nesta época a colheita é manual devido à fraca consistência desta cebola. Em condições normais, os solos mais indicados para a produção de cebola de Inverno são os de textura arenosa a franco-arenosa. 

Cebola de Primavera/Verão ou de dias intermédios e longos, semeada ou plantada entre Janeiro e Março, para ser colhida entre Julho e Setembro. Para a cebola de dias longos já se considera a conservação, sendo objetivo da Agromais conservar esta cebola até Março, altura em que inicia a colheita da cebola de dias curtos, fechando deste modo o ciclo. Em condições normais, os solos mais indicados para a produção de cebola de conservação são os de textura franca a franco-argilosa, de pH neutro ou alcalino, bem drenados. Nesta época todas as operações são mecanizadas. 

Quer pela exigência do mercado, quer pelo facto da conservação da cebola de dias longos ser uma aposta da Agromais, a qualidade da cebola é fator crucial. Deste modo a rega e o controlo das doenças/pragas/infestantes assumem enorme importância para que a qualidade seja elevada e assim se mantenha no armazenamento.


 







 


     

Voltar

cebola_6
cebola_7

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO