Ir para: página inicial | pesquisa   | área reservada

EntoValor - Evento Final

No próximo dia 22 de Novembro, pelas 9h00, na Estação Zootécnica Nacional, Quinta Fonte Boa vai realizar-se o evento final do projecto EntoValor. 

O EntoValor é um projeto em co-promoção liderado pela EntoGreen e com a colaboração de mais quatro parceiros, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a AgroMais Plus, a Rações Zêzere e a CONSULAI.

Este dia será marcado por muitas novidades, sendo apresentados os resultados obtidos no âmbito do projeto e dinamizado com várias discussões entre diversas entidades do setor agroindustrial e agropecuária português e internacional.

Link para a Inscrição:

Programa:

http://www.agromais.pt/ficheiros/Programa%20EntoValor.pdf

Enquadramento: 

Este projecto pretende enfrentar as seguintes três grandes problemáticas:

Combater o excesso de resíduos e de desperdícios, procurando formas de valorização e redução, no sentido de ir ao encontro das metas europeias;

Fornecer fontes nutricionais alternativas para a indústria de alimentos compostos para animais, principalmente de proteínas, desenvolvendo opções que conduzam a uma menor dependência do mercado internacional e a uma alternativa, com redução da importação de soja;

Reduzir a utilização excessiva de solos, associada à produção de alimentos para animais, e a necessidade de adubos minerais, cuja produção tem impactos ambientais negativos, desenvolvendo novas soluções pela conversão de resíduos em fertilizantes orgânicos.

O projecto: 

A transição para uma economia circular passa pela conversão de resíduos orgânicos de origem agroalimentar, em matérias-primas secundárias, nomeadamente em novas fontes nutricionais para os alimentos compostos para animais e em fertilizantes orgânicos para os solos. Estes resíduos são materiais de base biológica podendo apresentar vantagens ligadas à sua renovabilidade, biodigestão ou possibilidade de conversão.

Os conhecimentos técnicos e científicos existentes carecem de desenvolvimentos que permitam a aplicação à escala industrial. O projeto prevê o estabelecimento destes conhecimentos, levando à realização de testes no terreno, à instalação de uma unidade piloto e de protótipos que possibilitem a valorização destes resíduos à escala industrial de forma eficiente.


     

Voltar

© 2013 AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola, C.R.L. | Todos os direitos reservados


Zona Industrial de Riachos – Apartado 24 2354-908 RIACHOS
Tel: +351 249 830 170 Fax: +351 249 830 179 - agromais@agromais.pt

Desenvolvimento: AGROGESTÃO