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Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações de Produtores

Todos sabem que o acesso aos mercados é cada vez mais difícil e, por isso, todos os esforços para facilitar esse acesso são investimentos essenciais para a sobrevivência das organizações.

No caso específico das Organizações de Produtores agrícolas, pela diversidade de produtos, de produtores e de explorações, o desafio ainda é maior.

De facto, para responder aos requisitos dos clientes é necessário ter ferramentas funcionais que permitam garantir um elevado grau de confiança no produto, processo ou serviço, e que, preferencialmente, responda aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico. Tais regras são pré-estabelecidas e devidamente acompanhadas e avaliadas.

O mecanismo de avaliação da conformidade mais comumente utilizado e conhecido é a certificação. A certificação caracteriza-se pela existência de uma terceira parte independente entre o produtor e o consumidor que funciona como "avalista" do produtor ou prestador de serviços diante o mercado. Considera-se que hoje em dia, certificar uma empresa é a forma mais moderna de gestão, permitindo elevar a competitividade da mesma através da adoção de modelos de organização que potenciem os seus recursos e elevem a sua produtividade e competitividade.

A adoção de programas de avaliação da conformidade, obedecendo a práticas internacionais, propicia o reconhecimento mútuo entre programas de diferentes países, permitindo um natural fluxo de produtos, sem ónus da repetição dos ensaios e avaliações por parte dos países compradores, ou seja, é uma importante ferramenta para mercados de exportação.

Tendo consciência da sua importância, a AGROMAIS, apostou, desde 2008, em implementar e certificar o sistema de gestão segundo a norma NP EN ISO 9001:2008. E estamos convictos de ter feito a aposta certa!

A implementação da ISO 9001, permitiu-nos ter um conjunto de benefícios essenciais para o nosso crescimento enquanto operador de referência, entre os quais:

Manter e melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, para satisfazer continuamente as necessidades dos nossos clientes;

Proporcionar confiança aos nossos clientes, pois sabem que a qualidade desejada é uma questão central na AGROMAIS;

  • Permitir a integração de oportunidade de melhoria de forma sistemática, controlada e contínua;
  • Evidenciar, interna e externamente, a competência e capacidade para fornecer produtos/serviços com características pré-definidas;
  • Permitir a melhoria da organização e da qualidade, através da definição e aplicação de procedimentos comprovados e reconhecidos, de acordo com critérios internacionalmente aceites;
  • Evitar a multiplicação de ações de avaliação por parte de clientes.

Embora voluntária, a certificação ISO é cada vez mais a um pré-requisito do sucesso das organizações no mercado.

Ao longo destes anos temos comprovado a pertinência deste investimento e sentimos que as ferramentas de gestão implementadas são fundamentais para conseguir manter a nossa missão de defender os interesses comerciais dos nossos agricultores.

Não sendo o único fator, a implementação de um Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações de Produtores agrícolas é fundamental para conseguir aumentar a escala da oferta e aumentar a competitividade negocial com os clientes.

Susana Machado
Departamento Técnico da Agromais


     

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Susana Machado

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