Boas práticas AGROMAIS

Boas práticas AGROMAIS

Um referencial de boas práticas na agricultura e agroindústria nacionais, com certificação de origem.

As parcelas agrícolas localizadas na Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo são das mais férteis de Portugal, o que confere condições excecionais para produções de alta qualidade, especialmente as culturas hortícolas.

Estas características edafo-climáticas especiais são ainda reforçadas pela capacidade técnica dos nossos agricultores e suas Organizações, que desenvolvem sistemas sustentáveis de produção agrícola direcionada para o mercado, mas com níveis de acompanhamento técnico e proteção ambiental em expansão crescente.

É este trabalho e foco que nos permite apresentar no mercado produtos que refletem as boas práticas agrícolas da AGROMAIS, certificados pela Biosfera do Paul do Boquilobo.

A utilização sustentável dos recursos naturais, nomeadamente o solo e a água, são um dos pilares desta certificação de origem, entre outros:

Agromais Sustentabilidade Economica
  • - A avaliação, inspeção e manutenção de sistemas de rega, as dotações de acordo com as reais necessidades das culturas, a utilização de avisos específicos e auditorias a sistemas elétricos e de bombagem fazem, hoje, parte do dia a dia de muitos dos agricultores.
  • - A inspeção e manutenção de distribuidores de adubo e pulverizadores e a utilização minuciosa de produtos de proteção das culturas e fertilizantes permitem um contributo significativo na redução de contaminações de solo e recursos hídricos subterrâneos.
  • - A dinamização de práticas agrícolas e ambientais tendo em vista a preservação da biodiversidade, o acréscimo de avifauna e a manutenção de habitats são também práticas visíveis nas explorações agrícolas desta região.
  • - O registo em cadernos de campo de todas as operações e aplicações conferem uma rastreabilidade e segurança alimentar e ambiental que permite diferenciar os produtosagrícolas aqui produzidos, num contexto global e muito atento à sustentabilidade dos territórios.

Só assim, conseguimos contribuir, diariamente, para a conservação e o desenvolvimento sustentável da biodiversidade do nosso território, fortalecendo a ligação entre o setor agrícola, as comunidades locais e a natureza.

Saiba mais sobre a Certificação Biosfera